Project Description

FOLHETO INFORMATIVO

Eko 1 mg/ml gotas auriculares, solução Fosfato de dexametasona

Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante para si. – Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. – Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico. – Este medicamento foi receitado apenas para si. Não deve dá-lo a outros. O medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sinais de doença. – Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico.

O que contém este folheto: 1. O que é Eko e para que é utilizado 2. O que precisa de saber antes de utilizar Eko 3. Como utilizar Eko 4. Efeitos secundários possíveis 5. Como conservar Eko 6. Conteúdo da embalagem e outras informações

1. O que é Eko e para que é utilizado

Eko é um medicamento para aplicação no ouvido. Eko é utilizado como adjuvante (auxiliar) no tratamento de otites externas, juntamente com um antibiótico tópico.

2. O que precisa de saber antes de utilizar Eko

Não utilize Eko Se tem alergia (hipersensibilidade) ao fosfato de dexametasona, ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6); Em caso de perfuração do tímpano (membrana existente na profundidade do canal auditivo, que separa o ouvido externo do ouvido médio).

Advertências e precauções Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar Eko. Caso não esteja assegurada a integridade do tímpano. Contacte o seu médico se apresentar visão turva ou outras perturbações visuais.

Outros medicamentos e Eko Informe o seu médico se estiver a tomar, ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica. Alguns medicamentos podem potenciar os efeitos de Eko e o seu médico poderá querer monitorizá-los cuidadosamente se estiver a tomá-los (incluindo alguns medicamentos utilizados para tratar as infeções por VIH: ritonavir, cobicistato). Não são conhecidas quaisquer interações com o uso auricular deste medicamento.

Gravidez e amamentação Se está grávida ou a amamentar, se pensa estar grávida ou planeia engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento.

Eko contém cloreto de benzalcónio, que é irritante e pode causar reações cutâneas.

3. Como utilizar Eko

Utilize este medicamento exatamente como indicado pelo seu médico ou farmacêutico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

A dose habitual recomendada é:

eko, doses

Como administrar Eko? eko, como usar

Se utilizar mais Eko do que deveria Não estão descritos casos de sobredosagem com o uso auricular deste medicamento.

Caso se tenha esquecido de utilizar Eko Não utilize uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de utilizar.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

4. Efeitos secundários possíveis

Como todos os medicamentos, este medicamento pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestem em todas as pessoas. Com a utilização de Eko, podem ocorrer: – reações de sensibilização; – agressões cocleares-vestibulares; – seleção de estirpes microbianas resistentes; – difusão de micoses; – visão turva (frequência desconhecida). Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico.

5. Como conservar Eko

– Não conservar acima de 25ºC. – Manter o frasco bem fechado. – Após a primeira abertura do frasco, utilizar no prazo de 28 dias. – Manter o frasco dentro da embalagem exterior. – Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças. – Não utilize este medicamento após o prazo de validade impresso no rótulo do frasco e na embalagem exterior, após “Válido até:”. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado. – Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidas ajudarão a proteger o ambiente.

6. Conteúdo da embalagem e outras informações

Qual a composição de Eko – A substância ativa é o fosfato de dexametasona a 1 mg/ml (sob a forma de fosfato de dexametasona e sódio). – Os outros componentes são: fosfato dissódico dodeca-hidratado, fosfato monossódico mono-hidratado, cloreto de benzalcónio, cloreto de sódio, tiossulfato de sódio, edetato de sódio, água altamente purificada e ácido clorídrico ou hidróxido de sódio (para ajuste do pH).

Qual o aspeto de Eko e conteúdo da embalagem Eko é apresentado na forma de solução, em frasco conta-gotas, contendo 5 ml de gotas auriculares, solução.

Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante Laboratório Edol – Produtos Farmacêuticos, S.A. Av. 25 de Abril, 6-6A 2795-225 Linda-a-Velha – Portugal Telefone: + 351 21 415 81 30 Fax: + 351 21 415 81 31 E-mail: geral@edol.pt

Este folheto foi revisto pela última vez em janeiro de 2018