Ficha de Projecto para o site – INOVAÇÃO PRODUTIVA

Lisboa2020_RGB_1_0

Designação do projeto: Inovação Produtiva EDOL
Código do projeto: SI-53-2016-12
Objetivo principal: Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas.
Região de intervenção: Carnaxide – Lisboa
Entidade beneficiária: LABORATÓRIO EDOL, Produtos Farmacêuticos S.A.

Data de aprovação: 07-07-2017
Data de início: 12-09-2017
Data de conclusão:
11-09-2019
Custo total elegível: 5.158.888,88 EUR
Apoio financeiro da União Europeia: FEDER – 2.063.555,55 EUR

 

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos

  • O Edol pretende com o presente projeto proceder à implementação de uma nova unidade produtiva, cujos parâmetros e especificações cumprem as normas GMPs (Good manufacturing practices), e que será dotada da mais recente tecnologia. Esta nova unidade possibilitará a conceção de uma nova linha oftálmica, que irá produzir todos os colírios existentes no portfólio da empresa, com um incremento do seu estado de arte atual, sem conservantes. Esta inovação é conseguida através do sistema OSD (Ophthalmic Squeeze Dispenser).
  • Este sistema irá permitir a separação do ambiente estéril existente no interior do recipiente com o ambiente não estéril externo, através da passagem do ar por membranas construídas por filtros que permitem a filtração do ar, bem como da solução. Desta forma, será possível a formulação de colírios sem conservantes.
  • Para além da inovação associada à produção de colírios sem conservantes, este sistema distingue-se de outros sistemas pois permite a utilização de colírios de diferentes gamas de viscosidade, permitindo, independentemente da viscosidade associada ao colírio, que ocorra a formação de uma gota de tamanho sempre constante. A produção dos colírios nos frascos de OSD irão proporcionar uma inovação ao nível do produto, na medida que será incrementada a qualidade bem como uma nova característica aos colírios já existentes no portfólio da empresa.