Dermatologia

A Dermatologia é uma especialidade médico-cirúrgica que envolve o diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças da pele.

O Dermatologista é um médico especializado em dermatologia sendo por isso a pessoa mais indicada para fazer aconselhamento relativamente a todas as decisões que impliquem a intervenção cirúrgica na pele.

Existem em Portugal cerca de 400 Dermatologistas, estando os cuidados especializados prestados por estes especialistas disponíveis em todo o território Nacional.

 

BREVE HISTÓRIA DA DERMATOLOGIA

O estudo de problemas e tratamentos relacionados com a pele teve início, na Europa, entre os séculos XV e XVI. Em Portugal esta especialidade surgiu no início do século XX, na sequência de um Congresso Internacional de Medicina que ocorreu em Lisboa, em 1906, onde estiveram presentes os mais prestigiados Dermatologistas da época.

Em 1911 deu-se uma reforma no Ensino Superior e foram criadas as Faculdades de Medicina de Lisboa, Porto e Coimbra. Com essa reforma passou a contemplar-se a especialidade de Dermatologia e Sifiligrafia no ensino médico.

O primeiro Serviço Hospitalar de Dermatologia foi organizado pelo Dr. Luís Alberto de Sá Penella no Hospital do Desterro em Lisboa, seguindo-se o Hospital de Stº António no Porto e os HUC em Coimbra. No entanto, dada a instabilidade que se fazia sentir no país – resultante da queda da monarquia e implantação da república, I Guerra Mundial e Guerra Civil Espanhanhola –, o reconhecimento da dermatologia como especialidade médica ocorreu apenas em 1942. No final desse mesmo ano, a 14 de Dezembro, foi fundada, também pelo Dr. Sá Penella, a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV).

O Laboratório Edol, empresa de capital exclusivamente nacional desde 1952, deve também o seu nome à parceria que mantém desde então com esta especialidade (EDOL – Empresa de Dermatologia e Oftalmologia de Lisboa).

Nota: Dados históricos adaptados de: Revista da SPDV 70(3) 2012; A. Poiares Baptista; SPDV – Os seus Presidentes (1942-2012); Rede de Referenciação Hospitalar de Dermatologia, 2008; Site: www.spdv.com.pt/pt/home.asp